Autores

Samuel Braun
Graduado em Sociologia e Antropologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona políticas públicas na UERJ e atua como pesquisador em teoria do voto e geopolítica com ênfase em economia política internacional, processos eleitorais e dinâmicas de poder em contextos de conflito. Integra o Laboratório de Estudos Políticos e Pesquisas da Metrópole (LEPPEM) e o Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (LAPPCOM), além de contribuir com publicações especializadas em política internacional, política externa e economia como o Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) e o site Opera Mundi. É também membro fundador do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento (IFFD Brasil) e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores no estado do Rio de Janeiro.

Sérgio Guerra Vilaboy
Professor titular de História da América Latina, diretor do Departamento de História da Universidade de Havana (Cuba) e do programa de doutorado em História da Universidade de Havana, é Ph. D. pela Universidade de Leipzig (Alemanha).
É presidente de honra da Associação de Historiadores Latino-Americanos e do Caribe (ADHILAC) e membro titular da Academia de História de Cuba.
Autor de mais de setecentos artigos, ensaios e livros, entre os quais: Paraguai: da independência à dominação imperialista. 1811-1870; O dilema da independência; Brincar com fogo: guerra social e utopia na independência da América Latina; Breve história da integração latino-americana; América Latina após a independência; Cubanacán, a nação imaginada; e América Latina e a independência de Cuba.
Recebeu o Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanísticas, em 2017, e a Ordem Frank País de primeiro grau, em 2023.




